Tratamento de Canal

A Endodontia, popularmente conhecida como Tratamento de Canal, é a especialidade que cuida da parte interior do dente. A polpa, local onde ficam as terminações nervosas e a irrigação sanguínea dos dentes, é o foco principal dessa área da Odontologia.

A maioria dos problemas de canal acontecem quando uma cárie se aprofunda mais do que deveria, chegando até a polpa do dente, causando inflamações e infecções. O canal também pode precisar de tratamento quando há algum trauma dental ou fratura.

Realizar um Tratamento de Canal significa retirar a polpa dental inflamada ou infectada, esvaziando esse espaço. Obviamente, esse espaço dentro do dente fica infectado também, então a Endodontia, em um trabalho quase artesanal, alarga os canais com limas, retirando a dentina infectada e lavando o espaço com produtos químicos específicos. Posteriormente, o canal é fechado com materiais que conservem aquele lugar livre de bactérias e o dente possa continuar na boca.

Cada grupo de dentes tem um número diferente de canais. Isso mostra a diferença de dificuldade de cada dente e explica a evidente diferença de valores entre tratar um dente incisivo, que possui apenas um canal, e cuidar de um primeiro molar superior, que pode ter de 3 a 4 canais.

Nossos Serviços